Problemas de Reputação Online

por Ricardo Esper

Ricardo Esper é um experiente profissional com 40 anos em tecnologia e segurança cibernética, fundador da NESS e atuante na Ionic Health como CISO. Especialista em gestão de crises, compliance e investigação na Trustness e forense.io, contribui para várias entidades, incluindo HackerOne e OWASP, promovendo práticas seguras em tecnologia.

Problemas de Reputação Online

Com tanta informação disponível online os riscos de problemas de reputação online aumentaram drasticamente. As informações existentes são fruto de diversas possibilidades, e muito delas inimagináveis a algum tempo atras.

Não só a mídia tradicional e seus diversos formatos geram exposição aos indivíduos. No formato digital, temos que entender que todo “tweet”, “post”, “publish”, “send”, fotos compartilhadas, em redes sociais, blogs e aplicativos de troca de mensagens são informações relevantes. Há centenas de eventos que podem levar a reputação online de uma pessoa ou empresa para a berlinda.

Para uma pessoa, a reputação digital pode começar muito cedo hoje em dia. A grande maioria das crianças e adolescentes começam a publicar em redes sociais e aplicativos de troca de mensagens. Facebook, Twitter, Instagram, Youtube, WhatsApp, e tantas outras que desconhecemos, bastando alguns amigos frequentarem, para se tornar popular em poucos dias.

O OFFLINE se torna ONLINE

Fotos, fofocas e outros acontecimentos podem essencialmente não ter origem online, mas rapidamente se tornam online com o compartilhamento caótico da rede. As publicações de “prints” de mensagens e fotos trocadas são rápidas e muitas vezes feitas por emoções. O sentimento de vingança e a má fé movem muitos desses casos.

Mas obviamente os problemas de reputação não só são frutos de emoções e acasos. Os fatos e matérias jornalisticas publicadas na mídia principal também podem abalar muito a reputação.

Os sites de busca rastreiam e indexam os resultados dessas noticiais e as tornam ainda mais populares.

Resultado Reputação Onlinedas Buscas

O resultado negativo nos mecanismos de busca em decorrência de uma mídia negativa pode ocasionar um mal estar incrível a vida de uma pessoa. Antes de muitas atividades, seja da mera reunião de negócios contratação de um novo colaborador, ou até de um encontro pessoal, somos “investigados”. O resultado negativo dessa investigação pode cercear as chances de um bom emprego, um bom negocio ou até mesmo um relacionamento pessoal.

Existe saída?

Sim, existem saídas. Muitas vezes existem saídas judiciais, onde a pessoa que se sente ofendida pede para o ofensor retirar as informações desagradáveis do ar. Mas existem fatos que não cabem esse tipo de abordagem, para isso existem empresas bem qualificadas, que são capazes de compreender e mitigar esse tipo de situação.

Não só mitigando o que já aconteceu, como blindando e construindo uma reputação online controlada. É uma tarefa nem sempre rápida, mas tem que ter consistência.

O espaço virtual é muitas vezes um muro branco, com espaço para pichações. Para aqueles que precisam e valorizam sua imagem é necessário a ocupação desse espaço.

 

Boa sorte

 

Ricardo Esper

http://www.ness.com.br

http://www.bnsec.com.br

 

Ricardo Esper
Ricardo Esper

Ricardo Esper é um experiente profissional com 40 anos em tecnologia e segurança cibernética, fundador da NESS e atuante na Ionic Health como CISO. Especialista em gestão de crises, compliance e investigação na Trustness e forense.io, contribui para várias entidades, incluindo HackerOne e OWASP, promovendo práticas seguras em tecnologia.

Falando nisso…

0 comentários